terça-feira, 29 de julho de 2014

Business Case: Identificação de Oportunidades de Alavancagem Financeira e Operacional

Este artigo tem como objetivo compartilhar uma metodologia simplificada que foi customizada para identificar oportunidades de Alavancagem Financeira e Operacional de uma empresa nacional de médio porte. O objetivo: otimizar a competitividade a um nível satisfatório para a empresa superar os principais desafios da atualidade no cenário internacional, na era da globalidade.
O produto final, o resultado da aplicação desta metodologia é o levantamento das oportunidades de melhorias e o planejamento de soluções para as oportunidades que tiverem maior representatividade (utilizando VPL por exemplo), para potencializar a competitividade atual e futura da empresa.

Foram encontradas oportunidades de melhorias em temas importantes e condicionantes da competitividade nos negócios internacionais, sendo:
  • estratégias de empresas e gestão por processos;
  • gestão de competências;
  • logística internacional;
  • regulação do comércio internacional;
  • operações de câmbio;
  • tributação no comércio exterior;
  • economia internacional;
  • finanças internacionais;
  • gestão de operações de importação e exportação.

METODOLOGIA ADOTADA - EMBASAMENTO TEÓRICO

O trabalho foi desenvolvido utilizando alguns conceitos para formulação da estratégia nas organizações, mesclando os conhecimentos das 10 diferentes escolas de pensamento estratégico, (SAFARI DA ESTRATÉGIA, de H. Mintzberg – B. Ahlstrand – J. Lampel). Pois quando se fala em estratégia, existem vários caminhos passíveis de serem trilhados segundo os contextos em que a empresa está inserida.

Então, utilizando de alguns dos conceitos de planejamento estratégico, utilizados de forma conjunta, foi desenvolvida uma metodologia customizada que poderá se modificar ao longo do tempo, com a evolução da empresa. "O mais importante é a percepção das opções existentes e a tomada de decisão estratégica fincada em uma base segura e consciente das possibilidades e manobras necessárias, conforme as condições vigentes naquele momento e contexto" (PARIS, Wanderson S.; ZAGONEL, Evaldo).
Podemos resumir o desenvolvimento do trabalho em 5 etapas distintas a seguir, cumprindo-se observar que na segunda etapa, Aplicação da Metodologia, através da análise do cenário atual, foram identificadas algumas oportunidades imediatas e estratégias emergentes. E após isso o trabalho seguiu com o que poderíamos denominar de planejamento estratégico futuro, para representar a consolidação estratégica da empresa.

1.    Metodologia Adotada - Embasamento Teórico;

1.1.  Análise do Posicionamento Competitivo da empresa - Conceitos de Modelagem Estragética

1.2.  Implantação através de Gestão por Projetos

1.3.  Distribuição dos Temas como Projetos de Melhoria por processo, por departamento envolvido

1.4.  Monitoramento e Controle através do sistema de avaliação de desempenho empresarial BSC (Balanced Scorecard).

2.    Desenvolvimento do Trabalho - Aplicação da Metodologia;

2.1.  Análise do Posicionamento Competitivo da empresa

2.1.1.     Revisão e Consolidação da Estratégia Atual

2.1.2.     Cenário Atual - Identificação de Oportunidades Imediatas: Estratégias Emergentes no Microambiente

2.1.3.     Identificação de Equipes de Melhoria, de acordo com processo, departamento envolvido, para Implantação dos Projetos decorrentes das estratégias emergentes:

2.1.3.1.         Gestão por Processos
2.1.3.1.1.             Avaliação de Riscos, Avaliação de Viabilidade de Projetos e identificação de investimentos de agregação de valor (VPL), Custo de Oportunidade

2.1.3.2.         Internacionalização da empresa
2.1.3.2.1.             Estudo de estratégicas de internacionalização: filial no USA, exportação para países do MERCOSUL e outros através de acordos bilaterais

2.1.3.3.         Supply Chain Management - Logística Integrada

2.1.3.4.         Incoterms, custos e seguros

2.1.3.5.         Regimes Aduaneiros, Trânsito Aduaneiro, Admissão Temporária e Drawback

2.1.3.6.         Modalidades de Contratação de Câmbio

2.1.3.7.         Oportunidades de Negócio com a Desregulamentação Cambial (constituição de disponibilidades no exterior, investimentos no exterior, ao exterior - filial Miami, Alíquotas Tributárias e Taxas de Juros)

2.1.3.8.         Imposto de Importação, Ex-tarifários, Lista de Bens sem similar nacional x NCM x Impostos

2.1.3.9.         Casos de não incidência de impostos, Isenções e Reduções, objetos de troca e perdimento

2.1.3.10.      OMC, Acesso a Mercados, Cláusula NMF e Exceções (SGP), oportunidades com proposta de Livre Comércio MERCOSUL-EU, Acordos sobre o comércio de bens

2.1.3.11.      Métodos de Pagamento

2.1.3.12.      Blocos Econômicos, Protecionismo, Direito Econômico

2.1.3.13.      Utilização de Mercados Monetários Internacionais

2.1.3.14.      Financiamento do Comércio Internacional

2.2.  Planejamento Estratégico Futuro

2.3.  Resultados - identificação dos temas de maior representatividade na melhoria da competitividade da empresa

3.    Implantação através de Gestão por Projetos;

4.    Estabelecimento das Metas Esperadas;

5.  Monitoramento e Controle através do sistema de avaliação de desempenho empresarial BSC (Balanced Scorecard).

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