No que se refere a novas tecnologias, aqui falando especificamente do mercado de lubrificação e abastecimento, existe uma defasagem do Brasil, bem como de alguns países da América Latina, tanto tecnológica quanto cultural. Isso envolve metodologias, equipamentos e soluções utilizando equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento, quando comparados aos EUA, Alemanha, Espanha, Itália e outros países mais desenvolvidos.
Em um passado não tão longe assim, ao concluir um curso de graduação, um profissional recém-graduado já podia se aventurar no mercado de trabalho sem maiores preocupações com outras competências, além daquelas adquiridas na Faculdade ou Universidade.
Com o advento da Globalização, ou melhor, da Globalidade, a extrema e estressante competitividade e as relações de emprego cada vez menos estáveis passaram a demandar um maior empenho profissional em diversas competências, além das específicas por atividade, o que denominamos de competências essenciais do indivíduo ou competências transversais. Em um primeiro momento, principalmente com a Globalização, estas passaram a ser consideradas como requisitos competitivos diferenciais. Atualmente, na fase da Globalidade, da pós-Globalização, podemos considerar as competências essenciais ou transversais como requisitos básicos para o desempenho eficaz de qualquer atividade profissional.
Tentarei resumir o conceito sob uma das óticas possíveis, de uma forma bem simplista, como a aquisição de uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que somadas ao conhecimento técnico específico de cada atividade, poderão fazer com que o profissional se torne competitivo e eficaz em qualquer atividade. Compreende a flexibilidade, inteligência emocional, pró-atividade, assertividade, tolerância a realidades incertas e não lineares, planejamento, gestão, liderança e uma série de outras competências essenciais.
“Conhecimentos, habilidades e atitudes que são
os diferenciais de cada pessoa e têm impacto em seu desempenho e
consequentemente nos resultados atingidos” (Maria Odete Rabaglio)
Desenvolver Competências
em TLM significa criar uma base sólida de conhecimentos necessários para a
identificação de necessidades e oportunidades para a implantação de novas
tecnologias em lubrificação e abastecimento, bem como fornecer subsídios para o
desenvolvimento das habilidades e atitudes essenciais para viabilizar o
desenvolvimento de soluções utilizando novas tecnologias e equipamentos de alto
desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento.
Atualmente existem no
Brasil renomadas empresas que ministram cursos de lubrificação, os quais
possuem foco na seleção, nos métodos e aplicação dos lubrificantes. A título de
curiosidade, também existem alguns cursos on-line, sendo observada uma
disparidade muito grande entre eles no que diz respeito ao conteúdo, público
alvo e preço final.
Quando se fala em desenvolver competências em TLM, o diferencial é criar
uma base sólida de conhecimentos necessários para a identificação de
necessidades e oportunidades para a implantação e gerenciamento do ciclo de melhoria
contínua de soluções que utilizam novas tecnologias e equipamentos de alto
desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento.
Não se trata apenas da seleção
de lubrificantes, o que é apenas parte do processo. O conteúdo deve abranger desde
os principais fundamentos de lubrificação, questões ambientais, cases e
impactos financeiros, novas tecnologias em lubrificação, seleção de
equipamentos, dimensionamento, desenvolvimento de soluções de controle e gestão
de lubrificação e abastecimento, até o modelo de gestão de competências, como
subsídios para o desenvolvimento das competências essenciais em TLM.
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