sexta-feira, 25 de julho de 2014

TLM e Desenvolvimento de Competências

Primeiramente, a sigla TLM, em inglês, significa Total Lubrication Management, sendo que não iremos nos aprofundar neste tema neste momento.

No que se refere a novas tecnologias, aqui falando especificamente do mercado de lubrificação e abastecimento, existe uma defasagem do Brasil, bem como de alguns países da América Latina, tanto tecnológica quanto cultural. Isso envolve metodologias, equipamentos e soluções utilizando equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento, quando comparados aos EUA, Alemanha, Espanha, Itália e outros países mais desenvolvidos.

Em um passado não tão longe assim, ao concluir um curso de graduação, um profissional recém-graduado já podia se aventurar no mercado de trabalho sem maiores preocupações com outras competências, além daquelas adquiridas na Faculdade ou Universidade.

Com o advento da Globalização, ou melhor, da Globalidade, a extrema e estressante competitividade e as relações de emprego cada vez menos estáveis passaram a demandar um maior empenho profissional em diversas competências, além das específicas por atividade, o que denominamos de competências essenciais do indivíduo ou competências transversais. Em um primeiro momento, principalmente com a Globalização, estas passaram a ser consideradas como requisitos competitivos diferenciais. Atualmente, na fase da Globalidade, da pós-Globalização, podemos considerar as competências essenciais ou transversais como requisitos básicos para o desempenho eficaz de qualquer atividade profissional.

Tentarei resumir o conceito sob uma das óticas possíveis, de uma forma bem simplista, como a aquisição de uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que somadas ao conhecimento técnico específico de cada atividade, poderão fazer com que o profissional se torne competitivo e eficaz em qualquer atividade. Compreende a flexibilidade, inteligência emocional, pró-atividade, assertividade, tolerância a realidades incertas e não lineares, planejamento, gestão, liderança e uma série de outras competências essenciais.

“Conhecimentos, habilidades e atitudes que são os diferenciais de cada pessoa e têm impacto em seu desempenho e consequentemente nos resultados atingidos” (Maria Odete Rabaglio)

     
Desenvolver Competências em TLM significa criar uma base sólida de conhecimentos necessários para a identificação de necessidades e oportunidades para a implantação de novas tecnologias em lubrificação e abastecimento, bem como fornecer subsídios para o desenvolvimento das habilidades e atitudes essenciais para viabilizar o desenvolvimento de soluções utilizando novas tecnologias e equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento. 

Atualmente existem no Brasil renomadas empresas que ministram cursos de lubrificação, os quais possuem foco na seleção, nos métodos e aplicação dos lubrificantes. A título de curiosidade, também existem alguns cursos on-line, sendo observada uma disparidade muito grande entre eles no que diz respeito ao conteúdo, público alvo e preço final.

Quando se fala em desenvolver competências em TLM, o diferencial é criar uma base sólida de conhecimentos necessários para a identificação de necessidades e oportunidades para a implantação e gerenciamento do ciclo de melhoria contínua de soluções que utilizam novas tecnologias e equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento. 

Não se trata apenas da seleção de lubrificantes, o que é apenas parte do processo. O conteúdo deve abranger desde os principais fundamentos de lubrificação, questões ambientais, cases e impactos financeiros, novas tecnologias em lubrificação, seleção de equipamentos, dimensionamento, desenvolvimento de soluções de controle e gestão de lubrificação e abastecimento, até o modelo de gestão de competências, como subsídios para o desenvolvimento das competências essenciais em TLM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar