sábado, 18 de outubro de 2014

CDCTLA – Centro de Desenvolvimento de Competências em Tecnologia de Lubrificação e Abastecimento

Neste artigo compartilharei as premissas que apresentei a uma empresa familiar nacional em processo de internacionalização, para a criação de um Centro de Desenvolvimento de Competências em Tecnologia de Lubrificação e Abastecimento CDCTLA.

O Centro de Desenvolvimento de Competências terá como visão criar uma base sólida de conhecimentos necessários para a identificação de necessidades e oportunidades para a implantação de novas tecnologias em lubrificação e abastecimento. O CDCTLA também irá fornecer subsídios para o desenvolvimento das habilidades e atitudes fundamentais para a criação das competências essenciais que viabilizarão o desenvolvimento de soluções utilizando novas tecnologias e equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento.

Atualmente existem no Brasil renomadas empresas que ministram cursos de lubrificação, porém com o foco na seleção e nos métodos e aplicação dos lubrificantes, oferecendo também com módulos de certificação internacional. Podemos citar, dentre estas empresas: SIL, NORIA, ABRAMAN, IBP, ABMEC, ASM e TECNOLASS.

Também foram analisados um curso on-line, do Portal Educação e outro curso in-company, com compra on-line, da Cauax, sendo observada uma disparidade muito grande entre todas estas modalidades acima quanto aos objetivos, conteúdo, público alvo, e preço final.

O diferencial do CDCTLA será o provimento de conhecimentos necessários para a identificação de necessidades e oportunidades para a implantação e o gerenciamento do ciclo de melhoria contínua de soluções que utilizam novas tecnologias e equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento. Os cursos voltados à seleção e métodos de aplicação de lubrificantes são apenas parte do escopo do CDCTLA. Trata-se de um processo, ao qual será citado abaixo, no qual o conteúdo dos treinamentos abrangerá:

  • principais fundamentos de lubrificação e questões ambientais;
  • cases e impactos financeiros;
  • novas tecnologias em lubrificação e abastecimento;
  • dimensionamento e seleção de equipamentos;
  • desenvolvimento de soluções de controle e gestão de lubrificação e abastecimento;
  • identificação e implantação de um modelo de gestão de competências, como subsídio para o desenvolvimento das competências essenciais.
  
1.      Visão do CDCTLA

O ponto de partida é o comprometimento e o relacionamento a longo prazo com os clientes e demais stakeholders do negócio. Assim possibilita-se a criação de um processo de transferência de conhecimentos específicos, além dos subsídios para o desenvolvimento de competências essenciais. A Visão CDCTLA é fornecer uma completa gama de serviços e criar uma base sólida para a identificação de necessidades e oportunidades para o desenvolvimento e implantação de um ciclo de melhoria contínua através de soluções, novas tecnologias e equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento.

A meta é garantir a qualidade total e a sustentabilidade das soluções, a maior disponibilidade global das máquinas e equipamentos dos clientes, os menores índices de contaminação, os menores custos de operação e manutenção, com sustentabilidade ambiental, que superem as expectativas dos clientes e stakeholders do negócio com a implantação do CDCTLA.



2.      Missão CDCTLA

Utilizar metodologias e recursos, nacional e internacionalmente comprovados, para suprir os recursos humanos, processos e empresas (“stakeholders”) integrados à Cadeia de Valor do negócio com informações, conhecimento e serviços. Viabilizar, assim, a implantação e o gerenciamento do ciclo de melhoria contínua de soluções que utilizam novas tecnologias e equipamentos de alto desempenho e eficácia em lubrificação e abastecimento.

Será utilizada uma adaptação do programa Total Lubrication Management – TLM e soluções da TRICO como referência para sustentação da metodologia CDCTLA.


3.      Clientes
3.1.   Segmentação
3.1.1.     Postos de serviço
3.1.2.     Concessionárias de automóveis
3.1.3.     Indústria automotiva
3.1.4.     Transportadoras
3.1.5.     Empresas de Ônibus
3.1.6.     Mineradoras
3.1.7.     Usinas
3.1.8.     Outras indústrias

4.      Meios de distribuição, volumes de negócios

No que diz respeito principalmente aos estágios I e II do programa TLM ilustrado na figura acima, será utilizado como meio de distribuição o transporte aéreo. Quanto aos equipamentos e materiais utilizados no estágio III, será estruturada uma cadeia de fornecimento que atenda com a maior eficácia possível o cliente onde serão implantadas as soluções e novas tecnologias.

A estratégia será utilizar os serviços CDCTLA para criar a cultura TLM, alavancar novos mercados e clientes, concomitante ao aumento das fontes de receita com novos serviços, além de criar um ciclo contínuo de vendas.

O volume de negócios ainda não tinha sido projetado, no entanto devido a alguns retornos informais sobre a demanda destes serviços, principalmente em Mineradoras, Indústrias de Médio e Grande porte e Usinas de Açúcar e Álcool, a expectativa é de um ciclo contínuo de negócios cuja projeção precisa ser cuidadosamente detalhada.


5.      Posicionamento Estratégico

O posicionamento estratégico CDCTLA será a diferenciação pelos serviços agregados dentro da cadeia de valor expandida, aliado a custos atrativos ao mercado de lubrificação e abastecimento, principalmente em Mineradoras, Indústrias de Médio e Grande porte e Usinas de Açúcar e Álcool, estabelecendo parcerias estratégicas com as empresas nacionais e internacionais que ministram cursos de lubrificação, inclusive oferecendo os módulos de certificação internacional.

O CDCTLA tem basicamente 3 funções táticas dentro da estratégia corporativa do negócio onde o CDCTLA será implantado:
  • Captar potenciais clientes previamente prospectados, através da transferência de conhecimento;
  • Capacitar e aculturar clientes existentes em novas tecnologias, dimensionamento de redes e aplicação de equipamentos e soluções de lubrificação e abastecimento;
  • Criar um ciclo contínuo de vendas e novos negócios nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar