segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sugestão de Fluxograma de Processo para Soluções e Projetos Especiais de Lubrificação e Abastecimento

Hoje vou ilustrar uma sugestão fluxograma de processo para o desenvolvimento de Soluções e Projetos Especiais envolvendo Sistemas de Lubrificação e Abastecimento, com Sistemas de Controle e Gestão de Abastecimento, mais comumente comercializadas nos ramos dos setores econômicos (primário, secundário e terciário) conforme segue abaixo:
  • Usinas de Açúcar e Álcool
  • Indústrias Agrícolas
  • Refinarias
  • Mineradoras
  • Indústrias Automotivas
  • Concessionárias de automóveis e Centros Automotivos (Autocenters)
  • Postos de Serviços
  • Empresas de Transporte Urbano
  • Empresas de Transporte de Cargas
  • Indústrias em Geral

O processo deve ser gerenciado pela empresa responsável pela Comercialização de Equipamentos e Soluções, a qual também deverá realizar a gestão de contratos de prestação de serviços das empresas de Instalação e Montagem Industrial.

O processo se inicia com a visita do Representante Comercial da empresa comercializadora de equipamentos e soluções ao local das instalações, com o intuito de coletar todas informações referentes ao local, tipos de fluido, necessidades do cliente, bem como fazer um levantamento preliminar dos possíveis equipamentos a serem utilizados nas instalações, utilizando como base um documento, Check List – Visita Técnica.

Este conjunto de informações e documento é então encaminhado ao Departamento Comercial da empresa, o qual juntamente com o Departamento Técnico irá elaborar o Projeto Conceitual. Ao Projeto Conceitual é então anexado um documento com as Recomendações e Padrão de Instalação e enviado à empresa prestadora de Serviços de Instalação e Montagem Industrial para levantamento de materiais e mão de obra.

Assim, o Departamento Comercial elabora a Proposta Técnico-Comercial, contemplando todos os equipamentos (hardware e software), materiais e mão de obra. Em soluções e projetos especiais de grande porte, seja devido às dimensões, à quantidade de pontos ou à presença de Sistema de Gestão e Controle de Lubrificação e Abastecimento, é importante agendar nesta fase uma visita ao canteiro de obra ou às instalações do cliente.

Sendo aprovada a Proposta Técnico-Comercial, deverá ser programado o início das instalações juntamente ao Cliente, coordenado através do cronograma físico-financeiro da solução.

Ao término das instalações, a empresa de Instalação e Montagem deve preencher o documento Check List Aceitação das Instalações e enviar ao Departamento Comercial para análise. Não havendo nenhum impedimento, realiza-se o agendamento da Entrega Técnica.

A Entrega Técnica é realizada pelo Departamento Técnico da empresa comercializadora e documentada no Check List Entrega Técnica, cujas atividades principais são: inspeção visual das instalações, comissionamento, startup, medições e testes, treinamento, entrega de documentos, aprovação e coleta de assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar